segunda-feira, 7 de junho de 2010

O ATESTADO MÉDICO

Num sábado friorento com garoa típica paulistana as 9h, atendo uma "mãe" com uma criança de 5 anos. O jovenzinho tinha uma historia de 12h de duração e com um exame físico caracteristico levou a um diagnóstico de uma "gripe comum".
Minha conduta expressa na receita era de sintomáticos, orientações gerais e um atestado médico para se ausentar da escola na segunda e terça feira. Tudo terminado e devidamente explicado, veio a pergunta "mortal" da "mãe". - Dr. você (?)* me de um atestado para eu ficar em casa?
Com toda a paciência (juro) expliquei a diferença de um atestado médico (afastamento por doença) e um atestado social (afastamento por não ter ninguém que olhe a criança) e lamentei não poder fazer o que ela queria. Ela saiu resmungando: - Isso não me serve pra nada.
Sem stress fiquei na minha, pois esse fato tem se tornado lugar comum. Passado alguns minutos entra no consultório o segurança (elemento indispensável no PS), indignado com a paciente que havia saído. - Dr. a paciente que saiu do seu consultório, rasgou sua receita jogou no chão e foi falando palavrões pelos cantos.
Ai sim "stressei", ficar brava com a burocracia institucional e trabalhista, vá lá, agora rasgar minha receita é o fim da picada, né? Que culpa a criança tem? Na realidade ela não estava nem ai com seu filho, queria isto sim, não ir ao trabalho.
Hare baba, pediatra sofre, né?
* Senhor é uma palavra abolida do vocabulario de muuuitas mães....

3 comentários:

  1. Bem vindo ao mundo dos blogueiros !

    (quanto ao ocorrido, lamentável, lastimável, execrável...)

    um beijo

    (ah !...músico tb sofre, viu ?...rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não se frustre, sempre pode piorar. Esta criança deve ter ido para a escola na segunda-feira e contaminado outras cinco, as quais comparecerão ao hospital da região, provavelmente o seu, com mães buscando uma folguinha pra emendar quinta e sexta! Boa sorte! rs

    ResponderExcluir