segunda-feira, 21 de junho de 2010

A CATAPORA

Numa manhã friorenta de maio, as 10 horas deu-se o "ocorrido". Mãe tipo classe média alta entra com seu "filhote" todo encapotado no consultório.

Vai desde então, contando a história do "pimpolho", sabe doutor, vim da creche agora por que as "tias" mandaram que viesse ao médico verificar o que acontece com meu filho.

- O que acontece então minha senhora?
- Sabe doutor, ontem apareceu umas bolinhas nas mãozinhas do meu nene.

Com estes dados fui a "campo" fazer meu trabalho. Era um bebe de mais ou menos 10 meses de vida, gordinho, branquinho e só sorrisos! Na sua mão direita haviam três lesões caracteristica de estrófulo, essas lesões eram bem visivéis, passei então a palpação para me certificar do diagnóstico. Não tinha erro era estrófulo mesmo.

Passei então a explicar para a mãe o que estava acontecendo com seu "filhote":- Sabe mãezinha esta é uma reação alérgica muito comum a picada de inseto vou prescrever uma pomada para passar no local.

Quando ia explicar outros pormenores da doença fui interrompido.
- Doutor isso não é catapora?

Tenho que confessar que ela me pegou no contra-pé, pois tinha certeza absoluta de meu diagnóstico. Como certeza absoluta em medicina é perigoso, fui certificar de meu diagnóstico e perguntei:

- Mãe tem essa bolinhas no corpinho de seu filho?
- Como assim doutor?
- Na barriguinha, no peitinho nos bracinhos?
- Não sei não doutor.
- Como não sabe? A senhora não tirou a roupa de seu filho?
- Sabe doutor ele toma banho na creche e pela manhã sai direto do berço para a creche, quase nunca vejo ele peladinho.

Quase tive uma convulsão, a vontade era trucidar essa pseudo mãe, mas não sou pago para isso. Tirei a roupa do coitadinho e me certifiquei do diagnóstico correto - estrófulo. Pensei, esse cara vai ser um sério candidato ao divã de psicólogo!

Criança sofre, né?

Um comentário:

  1. Instinto materno não segue classe social... Pai, já divulgou o blog entre seus colegas e amigos? Acho que seria interessante.

    ResponderExcluir